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segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

INCLUSÃO




Agora é o momento de aprender, de viver e semear a Inclusão em nossa Sociedade... em nossas escolas... na sala de aula...

EXCLUSÃO - Se trata de deixar de lado, fingir que algo não existe.

SEGREGAÇÃO - Significa "separar " as pessoas num só lugar.

INTEGRAÇÃO - As pessoas com deficiência têm de se adequar à sociedade dominante, às suas regras.

INCLUSÃO - significa: Aceitar as diferenças , valorizar cada pessoa, conviver dentro da diversidade humana.

Na AAI vivemos a Inclusão.
Amar é Incluir
Incluir é Amar

a AAI - Associação do Amor Inclusivo semeia a Inclusão... semeia o Amor Inclusivo






A inclusão pressupõe aceitação, valorização, compromisso com a diversidade, só então haverá o enriquecimento do desenvolvimento pessoal e social.

No ano de 1994 foi assinada a Declaração de Salamanca (inspirada para reafirmar o direito de todas as crianças à educação através da Declaração de Direitos Humanos em 1948). Ela aconselha que todas as escolas devem acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, emocionais lingüísticas ou outras. Devem incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e crianças que trabalham crianças de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais e crianças de grupos em desvantagem ou marginalizados.
No Brasil vive-se um momento de passagem entre inclusão e integração, sendo que, os termos são muitas vezes confundidos. No entanto, deve ficar evidente que quando falamos em inclusão estamos nos referindo a uma inserção incondicional, e quando nos referimos à integração, a admissão é parcial e condicionada às possibilidades de cada pessoa.
No sistema educacional, cabe à escola amoldar-se às necessidades dos alunos e não estes se adaptarem ao padrão da escola. Pois, ao se reconhecer como pessoa única, o indivíduo interage com suas limitações, seja mental, física, psicomotora e elabora o seu saber peculiar e individual ao mesmo tempo criando sua identidade no mundo. Desta maneira, o conhecimento vai sendo elaborado de acordo com as oportunidades que vão surgindo.
Para que a inclusão social das pessoas com deficiência aconteça de fato e de direito, são necessárias atuações afirmativas que combatam de forma eficaz o preconceito e a desigualdade enfrentada por essas pessoas dentro da sociedade.
A Escola é o caminho da inclusão, orientada por relações de acolhimento à diversidade humana,e na aceitação das diferenças individuais.





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